
A campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva termina nesta sexta-feira (7) em Belo Horizonte. A aplicação do imunizante acontece em 10 postos, nas nove regionais da capital mineira.
O Dia D da campanha ocorreu no dia 24 de setembro, mas a prefeitura da capital decidiu prorrogar a ação.
Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade (gestantes ou não). A vacinação acontece das 9h às 16h em diversos locais da cidade. Confira aqui os locais e endereços.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é levar os cães com guia ou coleira, sendo a condução dos animais feita por adultos.
A secretaria enfatiza ainda que "o alcance de 80% da cobertura vacinal para cães e gatos é de fundamental importância para se evitar a ocorrência da raiva em animais domésticos e a raiva humana".
A circulação do vírus da raiva é mantida sob vigilância contínua na capital. Segundo a prefeitura, em 2022, de janeiro até o momento, foram identificados 16 morcegos positivos para a doença.