
Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que não conseguiram fazer as provas neste domingo (20) podem pedir a reaplicação do teste, dependendo das condições elencadas no edital.
Problemas logísticos e doenças infectocontagiosas são motivos que respaldam os pedidos para fazer o exame em outra data.
Se a pessoa foi afetada por desastres naturais, por comprometimento da infraestrutura do local ou falta de energia elétrica, pode pedir a reaplicação.
No rol de questões logísticas que servem como motivo para o pedido estão, ainda, erros de execução em procedimento de aplicação.
Quem faltou por sintomas de alguma das doenças infectocontagiosas listadas no edital também poderá entrar com o pedido.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização das provas, são doenças infectocontagiosas que respaldam a reaplicação:
- Covid-19;
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenza;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- Influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola
- e varicela.
Prazos
O período para fazer a solicitação, por meio da Página do Participante, começa no dia 21 e termina em 25 de novembro.
Em casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente.
Já no que se refere a problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas.
A aprovação garante a reaplicação do exame, que ocorrerá em data ainda a ser divulgada.
(*) Com informações do Inep
Leia mais