‘Melhor Carnaval de BH’. Belo Horizonte teve 5,25 milhões de foliões durante o período oficial da festa, entre 4 e 26 de fevereiro - sendo 226 mil eram turistas. Um balanço foi divulgado nesta segunda-feira (27).
O prefeito Fuad Noman (PSD) lamentou a morte de um adolescente, durante a festa, mas disse que o evento teve "pouquíssimas ocorrências". Segundo ele, a administração municipal já está de olho no próximo.
"Estou muito feliz e já estamos preparando para o Carnaval de 2024. Queremos que 2024 seja melhor que o de 2023”, comemorou Fuad.
Segundo a Empresa Municipal de Turismo de BH (Belotur), a movimentação financeira também superou o estimado e atingiu R$ 720 milhões injetados na economia da cidade.
Segundo o presidente da Belotur, Gilberto Castro, 374 blocos saíram às ruas, sendo 95 comtemplados com edital da PBH. "Nós vimos uma cidade mais feliz. Isso foi entregue com muita maestria. Para a Belotur foi uma alegria grande ver as ruas tomadas de novo e uma cidade podendo pular carnaval de novo”, afirmou.
Ainda segundo o presidente, a ocupação hoteleira atingiu 68,96% durante a folia, com auge de quase 80% no sábado de Carnaval.
Sobre a falta de banheiros químicos, principal reclamação entre os foliões, Gilberto garantiu que foram feitos avanços. No entanto, ele afirma que ainda há melhorias a serem feitas.
“Banheiro químico é algo que sempre tem que melhorar, mas conseguimos ter avanço. A gente vai tentar ter mais banheiros e uma logística melhor, mas temos um sentimento que conseguimos melhorar. Temos que ter ajuda do folião de fazer o uso correto do banheiro e não dá rua”, afirmou.
Ao todo, 13.150 diárias de banheiros químicos, sendo 192 para Pessoas com Deficiência (PCD’s), com 90 pontos fixos de cabines e 1.500 cabines simultâneas foram disponibilizados durante a folia.
Durante todo o período oficial (4 a 26 de fevereiro), a cidade recebeu 375 cortejos de Blocos de Rua, além de programações como o Kandandu, no Palco Oficial da Praça da Estação, e dos desfiles de Escolas de Samba e Blocos Caricatos.
Leia mais: