Carnaval de BH terá caixas de som em avenidas para 'turbinar' festa dos blocos
Novidade foi anunciada nesta quinta-feira durante evento que teve a presença do prefeito da capital, do governador e representantes dos grupos
Uma das principais reclamações dos foliões em relação ao Carnaval de Belo Horizonte este ano deve ser parcialmente resolvida no ano que vem: a dificuldade para ouvir a bateria dos blocos de rua. Nesta quinta-feira (14), durante evento que teve a presença do governador Romeu Zema (Novo), do prefeito da capital, FuadN Noman (PSD), e representantes de blocos, foi anunciado um investimento de R$ 4,5 milhões para melhoria no som da festa.
Trata-se de uma parceria da prefeitura com Governo de Minas. Serão beneficiados o blocos considerados os maiores do Carnaval de BH - 17, ao todo. Segundo o Estado, a estrutura já foi testada e avaliada como eficiente em outros carnavais do país.
As caixas estarão ao longo da Avenidas dos Andradas, na região Leste de BH, e da Avenida Amazonas, na região Central. Segundo o presidente da Liga dos Blocos de Santa Teresa, Kerison Lopes, o som poderá ser ouvido a 300 metros de distância do trio elétrico e das baterias.
"Será outro formato de trio elétrico. Vai ser uma sonorização adaptada ao carnaval de BH, que tem bateria, e que não atende ao atual formato", explica Lopes.
Pela primeira vez o Governo do Estado vai investir no Carnaval de BH: serão destinados R$ 8,5 milhões para a festa. Cerca de 6,7 milhões de pessoas, entre turistas e moradores, devem circular na capital.
"Sempre defendemos que o carnaval seja tratado como política pública. É um feito histórico o que está sendo feito aqui hoje.deve ser celebrado. O Carnaval é resistência, é a expressão popular de um povo. Valor valorizar nossa cidade, vamos valorizar nosso estado", concluiu Lopes.