Carros com câmeras vão ajudar a fiscalizar estacionamento rotativo em BH
Edital para escolha de empresa que irá fornecer o equipamento foi publicado pela prefeitura
Câmeras acopladas em veículos serão utilizadas para ajudar a Guarda Municipal a fiscalizar o estacionamento rotativo em Belo Horizonte. Por meio da leitura das placas dos carros, a tecnologia será capaz de verificar se houve ativação do serviço, ou seja, se o motorista pagou para deixar o veículo na rua. Além disso, o mesmo equipamento será utilizado para pesquisas de ampliação das áreas rotativas.
Uma licitação foi aberta para escolher uma empresa que ficará responsável em fornecer os aparelhos, prestar manutenção e dar suporte técnico. Um Centro de Gestão, Tratamento e Auditoria dos Registros de Imagens (Cetai) também será criado, conforme edital publicado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no Diário Oficial do Município (DOM). Ainda não há informações relativas ao valor ou ao prazo para início do reforço na fiscalização eletrônica.
De acordo com o diretor de Sistema Viário da BHTrans, Humberto Rolo Paulino, inicialmente dois carros farão a fiscalização eletrônica, mas o edital contempla uma ampliação gradativa para dez veículos.
“Há toda uma metodologia construída para que não haja erro, como um motorista fazendo embarque e desembarque ser confundido com um usuário do estacionamento rotativo, por exemplo. Para que não haja esse tipo de prejuízo, os veículos vão passar duas vezes em cada lugar, fazendo um intervalo de 10 minutos para confirmar isso”, explica.
Novas áreas rotativas em BH
Em relação às pesquisas de prospecção de novas áreas para implantação do estacionamento rotativo, Humberto explica que a tecnologia agiliza um papel antes realizado manualmente. “As equipes circulavam, anotavam as placas dos carros estacionados e repetia o processo 30 minutos depois para ver se havia rotatividade”, afirma.
Com a implementação dos equipamentos, esse monitoramento das placas e do movimento será por meio das câmeras. O diretor ressalta que, apesar da implementação da tecnologia, os critérios para novos estacionamentos rotativos permanecem os mesmos. “Se já existe rotatividade na área pesquisada, não há motivo para colocar o condicionamento rotativo e cobrar. Então, o estacionamento não seria implantado nesses casos”, reforça.
Estacionamento rotativo
Conhecido antigamente como faixa azul, o estacionamento rotativo é implantado onde a quantidade de veículos que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis. Segundo a PBH, a medida aumenta a oferta nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer. O custo é de R$ 4,95, em crédito eletrônico, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (uma, duas, cinco ou 12 horas).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
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