
Minas investiga 339 casos suspeitos de varíola dos macacos (monkeypox). Os dados são do boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), divulgado nesse sábado (6), e representam um aumento de 156% em relação ao último boletim, divulgado na quinta-feira (4), quando eram 132 suspeitas.
No mesmo período, foram seis casos confirmados. De acordo com o boletim, atualmente são 81 pacientes infectados com a doença no Estado.
Todos os resultados foram confirmados por exames laboratoriais feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed). Outros 159 casos foram descartados e dois foram classificados como prováveis.
O informativo a SES/MG reforça ainda que, até o momento, todos os pacientes confirmados são do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas.
Em 28 de julho, um paciente de 41 anos, do sexo masculino, morreu em Belo Horizonte. Ele tinha baixa imunidade.
Até o momento, 16 cidades mineiras têm ao menos um caso confirmado de paciente com varíola dos macacos. Belo Horizonte lidera como o município com maior número de casos, com 58 registros.
Além da capital, Betim, Bom Despacho,Cataguases, Contagem, Governador Valadares, Janaúba, Juiz de Fora, Mariana, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Uberlândia. Apenas Belo Horizonte tem transmissão comunitária do vírus.