PREVENÇÃO

Ceasa recebe ação para combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
18/05/2023 às 11:38.
Atualizado em 18/05/2023 às 11:49
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Frequentadores do Ceasa Minas, em Contagem, na região metropolitana, foram alvos de ação educativa na manhã desta quinta-feira (18), sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A operação coordenada pelas forças de segurança mineiras tem o objetivo de incentivar denúncias contra a modalidade criminosa. 

A ação desencadeada nesta manhã contou com a carreta do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Sejusp – que reúne todas as forças de segurança – que ficou estacionada em local estratégico, na entrada do centro de abastecimento. 

Clientes e comerciantes do local receberam panfletos e cartilhas orientando sobre a necessidade da população realizar denúncias por meio do Disque Denúncia 181, que garante o anonimato, e do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), para ajudar vítimas da exploração sexual. 

De acordo com o assessor-chefe da Sejusp, Flávio Xavier, a iniciativa faz parte do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo ele, a ação integra uma série de operações iniciadas no início do mês para prender suspeitos do crime. 

"Hoje é o dia 'D' da operação Caminhos seguros. A ação é nacional e em Minas foram empenhados mais de 2 mil policiais que realizaram operações preventivas e repressivas. Já foram presas 52 pessoas e realizadas mais de 100 ações. Ainda mapeamos de todas as rodovias e pontos vulneráveis do Estado que vão passar por fiscalizações mais frequentes durante o ano", detalha. 

Iniciada em 2 de maio, a operação "Caminhos Seguros" é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A ação acontece simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal e é realizada por órgãos de Segurança Pública de todo o país, com apoio dos Conselhos Tutelares. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por