
As aulas no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) vão ser retomadas a partir de 3 de agosto. A definição da data ocorreu depois de reunião do Conselho Diretor. Por causa da pandemia no novo coronavírus, o ensino na instituição está interrompido desde 17 de março. Como os casos da Covid-19 continuam em alta em Minas Gerais, as aulas serão remotas.
O Cefet é uma 12 instituições federais mineiras que não havia adotado o ensino remoto. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) anunciou diretrizes para a volta às aulas presenciais. No entanto, o centro entendeu que este não é o momento do retorno físico e definiu que os estudantes vão receber o aprendizado pela web.
Em nota, o Cefet informou que "o Ensino Remoto Emergencial, de caráter excepcional e temporário, será adotado em função da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita o retorno de aulas presenciais regulares em curto ou médio prazo".
Além disso, a instituição disse que quer "minimizar os impactos das medidas de isolamento social para o enfrentamento à pandemia sobre os processos de aprendizagem, preservando os vínculos intelectuais e emocionais dos estudantes com os demais membros da comunidade escolar e garantindo a função socializadora da Instituição".
De acordo com resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a retomada das aulas remotas vai ocorrer em três níveis, de forma escalonada, entre 3 e 12 de agosto. A medida é aplicada a todos os campi do Cefet-MG.
Além do Cefet, as instituições federais listadas abaixo estão sem aulas. No total, são 205 mil estudantes no Estado que estão com as atividades suspensas.
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
- Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
- Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG)
- Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)
- Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)