Cemig investe R$ 4,7 bi para preparar rede elétrica para período chuvoso em Minas
Companhia promete entrega de novas subestações, conversão de redes, substituição de estruturas em todo o Estado

Com o objetivo de preparar a rede elétrica e evitar longas interrupções no fornecimento de energia durante o período chuvoso, a Cemig investiu R$ 4,7 bilhões para modernizar o sistema elétrico e aumentar a resiliência da rede de distribuição em 774 municípios de Minas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10).
Conforme o superintendente de planejamento e engenharia da Cemig, Alisson Chagas, este é o maior investimento da história da companhia. Os recursos irão garantir a entrega de novas subestações, conversão de redes, substituição de estruturas e a instalação de equipamentos de automação em todo o estado.
“A Cemig atende a uma área de concessão vasta, similar em dimensão ao país da França, servindo um total de 9,5 milhões de clientes. Não tem como chegar em um período desse, que é crítico, sem um planejamento. Esse programa de investimento tem quantidade e qualidade”, disse o superintendente.
Segundo a empresa, mais de 140 mil quilômetros de redes elétricas foram inspecionados ao longo de 2025. Além disso, cerca de 50 mil quilômetros de linhas de transmissão foram limpos e quase 900 mil árvores foram podadas, para evitar tragédias no período chuvoso.
"A gente entende que essas ações começam a surtir efeito, especialmente pelo programa de investimento que a gente vem fazendo. Nós inspecionamos nossas redes em busca de pontos que possam causar defeitos e, claro, atuamos para mitigar esses defeitos. Então, essa é a parte de manutenção”, destacou.
Período chuvoso de 2025 será um ‘desafio grande’, diz superintendente de segurança da Cemig
Superintendente de operação e segurança da Cemig, William Alves de Souza avalia que o período chuvoso deste ano vai ser um “desafio grande” para a companhia. A preocupação é em relação ao fenômeno “La Niña”, que pode trazer chuvas para Minas.
“Nossa meteorologia nos sinaliza que devemos nos preparar, e estamos preparados para esse atendimento. Como ocorreu neste final de semana no Sul do Brasil e também no Sudeste, nossas equipes estavam todas preparadas e atenderam nossos clientes no melhor tempo hábil”, pontuou.
Em caso de falta de energia, o especialista recomenda que os clientes acionem a Cemig pelo número 116, pelo WhatsApp ou pelos canais digitais. As reclamações são colocadas nos centros de operação e despachadas para as equipes.
“Temos um tempo médio de atendimento, que varia dependendo da ocorrência, mas o nosso cliente é atendido em um tempo hábil. Pode ser em 40 minutos, 30 minutos, 3 segundos, dependendo da ocorrência. Quando é um pouco mais severa, necessitamos de um tempo maior, para o deslocamento das equipes e de todos os nossos equipamentos”, afirmou.
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