
Centenas de fiéis participaram da missa de ramos na Catedral Cristo Rei, na região norte da capital, neste domingo (10), presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
A cerimônia abriu a programação da Semana Santa da arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração começou com uma procissão em que os fiéis carregavam os ramos que foram benzidos por Dom Walmor durante a missa.
O arcebispo ressaltou a importância da quaresma para a preparação da paixão e morte de Cristo. “Preparamos os nossos corações pela penitência e pela caridade, hoje, aqui reunidos na Catedral Cristo Rei, em construção, a igreja mãe de nossa arquidiocese. Vamos iniciar com toda igreja no mundo inteiro a celebração da páscoa de nosso Senhor para realizar o mistério de sua morte e ressureição”, explicou.
Ramos
Segundo a tradição católica, os ramos levados pelos fiéis relembram o momento de festa durante a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em jumento. Recebido como rei, foi condenado à morte na cruz pouco tempo depois.
Na fé católica, os ramos também significam “Hosana ao Filho de Davi”. Hosana significa "salva-nos, te rogamos".
Os fiéis podem participar presencialmente das celebrações da Semana Santa deste ano, após dois anos de pandemia e restrições para frear a disseminação do vírus.
As igrejas católicas da capital e região metropolitana organizaram uma programação especial para celebrar a paixão e morte de Cristo com missas e procissões.
Leia Mais