A partir de agora a população da capital tem mais um serviço de atendimento à criança. É o Centro de Referência em Saúde Mental Infantil (Cersami Nordeste). Em Belo Horizonte, o Cersami corresponde ao Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de crianças e adolescentes portadores de sofrimento mental. De acordo com a Prefeitura, é um modelo terapêutico diferenciado, porque o usuário não é retirado de seu contexto social. O Centro funciona como um serviço ambulatorial e de hospitalidade noturna para casos que se encontram em tratamento.
"Além de oficinas e atividades culturais, estes centros oferecem atendimento apropriado a cada caso, com a presença constante de equipe multiprofissional, composta de médico psiquiatra, neurologista ou pediatra com formação em saúde mental, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, entre outros", divulgou a PBH.
Segundo a Promotoria de Justiça, Belo Horizonte possuía, até então, apenas dois serviços de saúde para o tratamento de sofrimento mental e do uso de álcool e drogas, destinado ao público infanto-juvenil: o Cersami Noroeste e o Centro Psíquico da Adolescência e Infância (Cepai), localizado na Regional Leste, com atendimento até então insuficiente para toda demanda da cidade.
A coordenadora da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes Cível de Belo Horizonte, Maria de Lurdes Santa Gema, afirma que “o compromisso da Promotoria de Justiça com os direitos das crianças e dos adolescentes é constante e visa a garantir o princípio da prioridade absoluta do atendimento a ser dado a infantes e jovens, estabelecida pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ressaltando que tal garantia compreende, dentre outras, a preferência na formulação e na execução das políticas públicas e destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção deste público”.
Para o promotor de Justiça Celso Penna Fernandes Júnior, “a concretização deste objetivo é de grande relevância para a comunidade, pois o Cersami Nordeste passa a atender as demandas das Regionais Venda Nova, Norte e Nordeste, abarcando toda a extensão territorial da capital”.