SAÚDE

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Shopping Uai, corre o risco de fechar

Rodrigo de Oliveira
rsilva@hojeemdia.com.br
26/07/2022 às 18:17.
Atualizado em 26/07/2022 às 19:39
Localização central do CTA é estratégica para o atendimento dos mais vulneráveis  (Divulgação Uai Shopping)

Localização central do CTA é estratégica para o atendimento dos mais vulneráveis (Divulgação Uai Shopping)

A unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), instalada no 3º andar do Shopping Uai, está sob ameaça de fechar.

Após impasse sobre o subsídio para manter camelôs no local, a administração do shopping informou ter solicitado a devolução da loja.

De acordo com Bernard Martins, diretor jurídico do Grupo Uai, “a PBH não ajuda financeiramente e, com o shopping mudando o foco das atividades, a gente não consegue manter esse espaço", disse.

Ele também disse que a prefeitura já foi notificada da decisão e tem cerca de 30 dias para deixar o local, caso não haja acordo. "Nosso interesse é manter a operação urbana e o CTA, mas não damos conta financeiramente, sem a prefeitura reequilibrar o contrato", diz.

A unidade, inaugurada em 2018, já funcionou na Rua Carijós e é um importante ponto de atendimento para a população do centro da cidade.

De acordo com Cida Vieira, presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aprosmig), mais de 4.500 profissionais do sexo representadas pela instituição vão ser prejudicadas caso o fechamento se concretize. 

“Todas elas utilizam o serviço para diversas finalidades, não se trata apenas de testagem do HIV. Elas também usam para acessar exames de hepatite e sífilis e vacinas para diversas doenças”. 

De acordo com Cida, o CTA também é útil para orientação em relação ao PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e à PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que é utilizada após uma exposição sexual de risco”. 

Segundo ela, o centro não é útil apenas às prostitutas. Ele também atende toda uma população vulnerável que mora ou trabalha na região central. “Muitos camelôs do entorno, que não teriam tempo para ir em lugares mais longe, usam o CTA. Pessoas em situação de rua, famílias, mães solo e migrantes que chegam à cidade também seriam prejudicados.”

Para ela, a possibilidade de fechamento do CTA vai dificultar ainda mais uma população que já é muito vulnerável. “São pessoas que não têm muitos recursos financeiros e não poderiam gastar com ônibus para se consultar em lugares mais afastados. O centro precisa continuar onde está”, afirma. 

Em nota, a PBH informou que "avalia a possibilidade de mudança de local do CTA e que a população não ficará desassistida. Também ressaltamos que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha sempre para garantir o melhor atendimento aos usuários."

Confira outros locais de atendimento:

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA / UAI) - Centro-Sul
R. Saturnino de Brito, 17 - 3 ANDAR - Centro
(31) 3246-7007

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) - Sagrada Família
Rua Joaquim Felício, 141 - Sagrada Família
(31) 3277-5757

Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecciosas e Parasitárias (CTR / DIP) - Orestes Diniz
Alameda Álvaro Celso, 241 - Santa Efigênia
(31) 3277-4341 

Unidade de Referência Secundária (URS) - Centro-Sul
Rua Paraíba, 890 - Funcionários
(31) 3277-5356 

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por