Charles Saliba é o vencedor da segunda edição do concurso Chef Brumadinho Gourmet

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/09/2018 às 21:34.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:22
 (Faculdade Promove/Divulgação)

(Faculdade Promove/Divulgação)

Faculdade Promove/Divulgação 

O vencedor Charles Saliba, de 38 anos

Foi conhecido, na tarde deste domingo (9), o vencedor da segunda edição do Concurso Chef Brumadinho Gourmet. Charles Saliba, de 38 anos, ficou com o primeiro lugar na disputa, que começou na sexta-feira (7) e integrou a programação do 10º Festival Brumadinho Gourmet, na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Além de desconto de 80% no curso de Gastronomia da Faculdade Promove, ele ganhou R$ 1 mil em dinheiro, troféu e avental personalizados, brindes de patrocinadores e vouchers de restaurantes parceiros. Já os outros quatro primeiros colocados levaram um desconto de 50% para cursar Gastronomia no Promove.

O concurso aconteceu em três etapas. Na sexta-feira, os 60 selecionados cozinharam pratos de entrada sob avaliação dos jurados, que escolheram os 20 melhores. No sábado, esses 20 participantes apresentaram, em quatro rodadas de meia hora, sobremesas que traziam o café como ingrediente principal.

Já no domingo, foi a vez dos cinco finalistas elaborarem, em duas horas, um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Nesta edição, o Festival Brumadinho Gourmet trouxe como mote a comfort food – algo como comida do coração, pratos que despertam a memória afetiva e as conexões familiares.Faculdade Promove/Divulgação 

Frango empanado com molho de iogurte

Pratos vencedores

Charles Saliba apresentou como entrada uma composição de asinha de frango empanada, com molho de iorgurte. Já o prato principal foi uma berinjela recheada com carne moída, bovina e suína, molho de tomate e queijo canastra. Como sobremesa, ele trouxe uma torta de limão com merengue, desconstruída na taça. "O tema casou demais com a minha história, porque sempre cozinhei para os familiares e amigos. Para cada prato que eu fiz, levei em consideração alguma memória de família", conta o belo-horizontino, que ficou surpreso com a vitória.

"Quem me apresentou o concurso foi uma amiga, que também participou. Fui na cara e na coragem, sem expectativas, porque nunca tinha participado de um concurso de gastronomia", conta Saliba. "Na primeira rodada, passei em 19º e fiquei desanimado, pensei em desistir. Mas minha esposa me incentivou, voltei no sábado e fiquei entre os cinco melhores. Quando ganhei, não consegui acreditar. Começou a passar todo o filme da minha vida na cabeça. Fiquei engasgado", completa.Faculdade Promove/Divulgação

Berinjela recheada com carne e queijo canastra

Para Saliba, que gere um estacionamento junto com o irmão, a vitória no concurso foi como um "chamado". "Tive a oportunidade de cursar gastronomia em 2004, mas às vezes a gente acaba postergando o rumo que queremos tomar. Depois disso, continuei cozinhando para os amigos, mas a vontade de estudar sempre ficou em mim. Agora, que ganhei a bolsa, vou me virar para fazer o curso. Essa vitória vem como a realização de um sonho antigo", sublinha.

Incentivo à formação

Para o professor Jackson Cabral, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade Promove, o concurso Chef Brumadinho Gourmet estimula a formação profissional de apaixonados pela cozinha. "A gastronomia é uma arte, e o que muita gente precisa é apurar essa arte através de técnicas. O concurso reconhece o talento de pessoas apaixonadas pela gastronomia e incentiva os vencedores a buscarem uma formação para entrar no mercado", afirma. Faculdade Promove/Divulgação 

Torta de limão desconstruída, com merengue

Diretor administrativo da Faculdade Promove, Paulo Linhares faz coro. "Dentre mais de 30 cursos, oferecemos o de Gastronomia. Ensinamos técnicas para que os alunos tornem-se bons profissionais e temos, ainda, o Restaurante Escola, para que possam botar em prática seu aprendizado. Outra forma de incentivo é a organização de concursos de gastronomia, que valem tanto para os alunos quanto para os demais apaixonados pela gastronomia. São formas de incentivar as pessoas a cultivar essa paixão e a treinar suas habilidades gastronômicas", afirma Linhares. 

Para Cabral, todos os pratos apresentados durante o concurso foram bem elaborados tecnicamente. "Os participantes estavam todos no mesmo patamar. O vencedor se destacou por fazer muito bem a harmonização entre entrada, prato principal e sobremesa. E a comfort food, que é a gastronomia afetiva, entrelaçou esses três pratos", afirma o professor, ressaltando que o festival Brumadinho Gourmet bateu seu recorte de público nesta edição. "Além dos participantes do concurso, vimos muita gente interessada em conhecer os restaurantes, em degustar os pratos, em participar do evento". 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por