A combinação entre calor intenso e grande umidade provocou a queda de uma forte chuva com granizo em alguns bairros das regiões Nordeste, Centro-Sul e Leste de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira (9). De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a ocorrência de granizo foi registrada nos bairros Serra, Sion, Mangabeiras, Esplanada, Santa Inês, Jardim Vitória, Goiânia e Nazaré.
A Defesa Civil informou que está monitorando os rios e córregos que cortam a capital mineira e todos eles estão trabalhando com a capacidade operacional no momento.
O maior volume de chuvas foi registrado na região Nordeste: 44 mm em apenas duas horas. Na região Leste choveu 23 mm, enquanto na Centro-Sul foi 15 mm. Nas outras regionais, não foram registradas chuvas.
Mas ainda pode chover mais. O alerta da Defesa Civil para o granizo é válido até as 20h:
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 9, 202017h05 - Possibilidade de ocorrência de granizo em Belo Horizonte nas próximas três horas. Redobre a sua atenção e adote medidas de proteção! Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/qNHUJ3UDd9
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima registrada na tarde desta segunda-feira em Belo Horizonte foi de 31,7°C. Para terça-feira (10), a previsão do tempo é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperaturas entre 19°C e 29°C. Na quarta-feira (11), a temperatura deve cair e a máxima prevista é 27°C.
Sustos
O vento forte que atingiu Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira provocou dor de cabeça para alguns moradores da capital. No bairro Serra, região Centro-Sul, por exemplo, uma parte de um telhado se desprendeu e voou até uma árvore. Os bombeiros foram ao local retirar o pedaço de telhado porque havia risco de queda em via pública, podendo causar um acidente.

No bairro Guarani, o telhado de alumínio acertou em cheio a rede elétrica
No bairro Guarani, na região Norte, o perigo foi maior. Parte de um telhado de alumínio se desprendeu e acertou a rede elétrica, provocando risco de curto-circuito e incêndio. A área foi isolada pelo Corpo de Bombeiros antes da chegada da equipe da Cemig, que teve de desligar a rede elétrica na região.
Os bombeiros foram acionados ainda para retirar da rede elétrica do bairro Esplanda, na região Leste, um toldo que também se desprendeu devido aos ventos fortes.