As nove regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de deslizamentos e desabamentos devido aos volumes significativos de chuva registrados nas últimos dois dias e à previsão de precipitações continuadas nos próximos dias.
De acordo com a Defesa Civil municipal, o cenário meteorológico elevou a possibilidade de ocorrências graves, como deslizamentos de terra e desabamentos de estruturas em três regionais de BH. O risco geológico é considerado forte (vermelho) nas regiões Oeste, Centro-Sul e Nordeste da capital. Nessas áreas, a população deve redobrar a atenção, dado o histórico e as características geográficas que podem potencializar os impactos da saturação do solo.
Nas regionais Venda Nova, Norte, Pampulha, Leste, Noroeste e Barreiro, o risco geológico é considerado moderado (amarelo), mas a cautela permanece fundamental. A previsão é que este status de alerta se mantenha, pelo menos, até a próxima quinta-feira (4).
A capital mineira terá mais um dia de chuva nesta quarta. A previsão indica dia de céu nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17,6°C, e a máxima prevista é de 28ºC.
Recomendações de risco geológico
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Emissão de alertas
Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.