Noventa e um municípios mineiros estão em situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem o Estado desde o mês de novembro. Os dados são da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG).
Conforme o último boletim informativo divulgado pelo órgão, oito pessoas já morreram em decorrência das chuvas, 1.244 estão desabrigadas e 4.434 desalojadas.
Previsão do tempo
A previsão para esta terça-feira (20) é de tempo instável e pancadas de chuva por todo o estado. Em Belo Horizonte, a expectativa é de que o dia seja de céu encoberto com pancadas de chuva fortes a qualquer hora do dia.
Segundo a Defesa Civil da capital, a temperatura mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 21 °C. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 80% à tarde.
Alerta para deslizamentos
Alguns sinais podem demonstrar que algo está errado. Entre eles, trincas nas paredes, portas e janelas emperradas e rachaduras no solo. Veja a lista completa de indicativos de deslizamentos:
- Trinca nas paredes
- Água empoçando no quintal
- Portas e janelas emperradas
- Rachaduras no solo
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores
- Muros e paredes estufados
- Estalos
Ao observar alguns destes sinais, a Defesa Civil recomenda sair imediatamente do imóvel e ligar para o número do órgão (199). Já em caso de emergência, ligue para a indicação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Para a prevenção de deslizamentos a Defesa Civil recomenda ainda:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água
- Não jogue lixo ou entulho na encosta
- Não despeje esgoto nos barrancos