O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta sexta-feira (8), alertas simultâneos que atingem diversas cidades mineiras, indicando um cenário de extremos. Enquanto o aviso de tempo seco foi ampliado para 350 municípios, um novo alerta de chuvas intensas foi emitido para 305 localidades.
O alerta de tempo seco prevê que a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 30%, índice que aumenta os riscos à saúde e de incêndios florestais.
Já o alerta para chuvas intensas prevê a possibilidade de precipitação entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm por dia, acompanhada de ventos fortes de até 60 km/h. A previsão inclui riscos de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Clique aqui e confira cidades em alerta de tempo seco. Agora, para as localidades que podem registrar chuvas intensas, clique aqui.
O alerta de baixa umidade do ar prevê índices entre 20% e 30%. Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%. Para o período, confira orientações:
- Beba bastante líquido.
- Evite desgaste físico nas horas mais secas.
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Com relação a chuvas intensas, a Defesa Civil faz as seguintes orientações:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).