
Cinco das dez cidades brasileiras que estão há mais tempo sem chuvas ficam em Minas. Em algumas, a estiagem já dura 109 dias, como Sacramento, no Alto Paranaíba, e Chapada Gaúcha, no Norte do Estado. O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O órgão considera como chuva apenas as precipitações acima de 1 milímetro (mm). A regra foi estabelecida em convenção da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Levando em conta o mesmo critério, Belo Horizonte também enfrenta estiagem há 19 dias. Segundo a Defesa Civil, o último registro de precipitações significartivas foi em 20 de julho.
Veja o ranking das cidades no Brasil:
- Sacramento (MG) - 109 dias sem chuva
- Chapada Gaúcha (MG) - 109
- Mocambinho (MG) - 108
- Buritis (MG) - 108
- Goiás (GO) - 106
- Formosa Do Rio Preto (BA) - 105
- Pires Do Rio (GO) - 104
- Querência (MT) - 104
- Águas Vermelhas (MG) - 103
- Catalão (GO) - 102
Sem previsão de água
Nesta terça-feira (8), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) fez um alerta sobre o risco de incêndios florestais em Minas. A falta de chuva potencializa o perigo.
A meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Paula Pereira de Souza, informou que não há previsão de chuvas nos próximos 15 dias no Estado. Além disso, a probabilidade de precipitações até outubro "é pequena".