Cinco famílias aguardam evacuação após elevação do nível de emergência de barragem
Operação está sendo conduzida de forma gradual e planejada, em conformidade com as normas do Sistema Nacional de Defesa Civil
Duas famílias que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem B1-A, da empresa Emicon Mineração, localizada na comunidade de Quéias, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retiradas do local na terça-feira (29). A ação emergencial foi realizada após a Agência Nacional de Mineração (ANM) elevar o nível de emergência da estrutura de 1 para 2.
Segundo informou a Prefeitura de Brumadinho nesta quarta-feira (30), ao todo, sete famílias deverão ser realocadas. A previsão é que hoje mais três sejam evacuadas. Além disso, será realizada a transferência de animais como bovinos, suínos e equinos.
"A operação está sendo conduzida de forma gradual e planejada, seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Contingência e em conformidade com as normas do Sistema Nacional de Defesa Civil", informou o Executivo municipal.
As demais realocações, de acordo com a prefeitura, ocorrerão nos próximos dias, também de forma gradual. "As famílias estão sendo transferidas para moradias seguras e compatíveis com o tamanho do núcleo familiar, conforme escolha dos próprios moradores."
Conforme acordo firmado com o Ministério Público, as famílias que residem em áreas de risco terão até 15 dias, a contar do último sábado (26), para serem realocadas com segurança. Embora a responsabilidade legal pelo suporte às famílias seja da empresa Emicon Mineração, a Prefeitura de Brumadinho assumiu o apoio emergencial à população.
"É importante reforçar que se trata de uma medida exclusivamente preventiva, conforme previsto em legislação específica para áreas próximas a barragens. Não há risco iminente de rompimento. A ação tem caráter legal e visa garantir a segurança dos moradores da região", enfatizou a prefeitura.