
A centenária cidade de Ouro Preto, na região Central de Minas, terá o Cine Teatro Vila Rica revitalizado e reestruturado a parte da liberação de R$ 16,5 milhões por parte do governo do Estado. A assinatura do convênio ocorreu na última terça-feira (28), na cidade histórica.
Também foram liberados R$ 8 milhões para intervenções emergenciais para recuperação do Palácio dos Governadores de Minas Gerais (Escola de Minas/Museu de Ciência e Técnica), situado na Praça Tiradentes.
(Jackson Romanelli/Universo Producao)
Importância histórica
O Cine Teatro Vila Rica foi construído em 1886 para abrigar o então Liceu de Artes e Ofícios. Ele foi construído em estilo eclético. Após a desativação da escola, o local foi leiloado e reformado para instalação do cinema com 650 lugares. O primeiro filme foi exibido em 1958: "Rebelião em Vila Rica", dirigido pelos irmãos Renato e Geraldo Santos Pereira e filmado em Ouro Preto.
Em 1985, o Cine Vila Rica, que pertenceu à família Trópia por 27 anos, foi fechado. O local só foi reaberto 19 anos depois, quando a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) adquiriu o prédio tombado pelo patrimônio histórico. Além da exibição de filmes, o cinema também é usado atualmente para palestras, cursos e encontros diversos.
Leia Mais