Circulação de táxis em pistas do MOVE está autorizada, segundo a PBH

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
09/06/2017 às 19:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:00
 (Divulgação PBH)

(Divulgação PBH)

A circulação dos veículos do Serviço de Táxi no corredor MOVE das avenidas Antônio Carlos e Pedro I foi autorizada, após um período de três meses de operação em caráter de teste. Com as avaliações positivas do compartilhamento da pista, a circulação passa a valer em definitivo.
 
Os resultados apurados, durante o período de teste, demonstraram que houve melhora na operação dos táxi nos corredores sem qualquer interferência no tempo de viagem e na velocidade dos veículos MOVE. 

As fiscalizações foram feitas com agentes da BHTRANS, da Guarda Municipal e do Batalhão de Trânsito da PM, além da fiscalização eletrônica e também realizadas pesquisas com os taxistas e usuários para avaliarem a liberação do trânsito.
 
Em relação à redução no tempo de viagem, testes preliminares realizados no percurso BH (Estação SENAI - Av. Antônio Carlos) ao Aeroporto de Confins - 41 quilômetros -, foi verificada uma redução de cerca de 40%, se comparada ao mesmo percurso em pista mista. 

91,7% dos taxistas consideraram que a medida melhorou a operação, sentem segurança ao trafegar na pista exclusiva e também que o tempo de viagem melhorou. A pesquisa com os usuários do MOVE foi realizada em cinco estações de transferência. Para 72,9% dos entrevistados não houve alteração quanto à segurança na travessia de pedestres na faixa.
 
Entre os usuários do táxi, 89,7% apontaram uma melhoria com o tráfego na pista exclusiva e disseram que o tempo de percurso ficou mais rápido. 
Durante o período de testes, foram registradas apenas 26 irregularidades, como o embarque e desembarque de passageiros na pista exclusiva, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela pista da direita.

No próximo dia 3 de julho a BHTRANS vai começar novo período de testes, agora com a circulação de táxis na pista do MOVE da Avenida Cristiano Machado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por