Com mais de 129 mil crianças ainda sem a proteção completa contra o coronavírus, Belo Horizonte inicia mais uma semana com ações de repescagens da vacinação. Na capital, apenas 33% do público de 5 a 11 anos tomaram as duas doses.
Ao todo, 193 mil belo-horizontinos desta faixa etária precisam ser imunizados, mas apenas 63 mil retornaram aos postos de saúde.
Na tentativa de reduzir o número, a prefeitura segue convocando os grupos. Vale lembrar, ainda, que a desobrigação do uso da máscara de proteção contra a Covid está diretamente relacionada ao avanço da vacinação infantil.
Além das crianças, a repescagem também compreende as duas primeiras aplicações para adolescentes e adultos, reforço e adicional, ou quarta dose para imunossuprimidos e idosos com mais de 70 anos.
Em BH, a vacinação segue das 8h às 17h em Centros de Saúde e postos extras, e das 8h às 16h30 em pontos de drive-thru. Os endereços estão disponíveis neste link.
O que levar
Crianças de 5 a 11 anos precisam estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, um documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.
Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização de para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.
Para a segunda dose, os vacinados com a Pfizer pediátrica devem observar o intervalo de oito semanas. Para os imunizados com a CoronaVac, o intervalo entre as aplicações é de 28 dias.
Já os adultos precisam levar o cartão de vacina, o documento de identidade e o CPF.