Carnaval

Com a greve do metrô de BH, saiba como chegar de ônibus nos blocos e não perder a folia de rua

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
16/02/2023 às 16:06.
Atualizado em 16/02/2023 às 17:14

Com o anúncio da continuidade da greve do metrô de BH até este sábado (18), em pleno Carnaval, muitos foliões e turistas que pretendem aproveitar a festa de rua na capital podem ter sido pegos de surpresa.

Para ajudar quem depende do transporte público para se deslocar pela cidade, especialmente para "cair na folia", o Hoje em Dia mostra, abaixo, como buscar o ônibus que leva a cada bloco de rua, em qualquer região da capital:

  1. Na página da Belotur, o folião pode consultar a
  2. programação oficial do Carnaval de BH e pesquisar em qual bloco pretende ir, fazendo uma busca pelo nome, bairro ou data do desfile
  3. Após selecionar o bloco desejado, o usuário é direcionado para uma página que informa a localização exata (rua, número e bairro) do ponto de concentração, do trajeto e da dispersão do bloco
  4. Nessa mesma página, o folião deve clicar no ícone do Google Maps e, na plataforma de mapas, que é a ferramenta oficial da PBH, aparecerá as áreas de restrição de circulação e as alterações do trânsito implementadas pela BHTrans durante o Carnaval
  5. No Google Maps, basta selecionar o ícone de transporte público e, em seguida, inserir o endereço de partida do usuário. A ferramenta mostrará, então, o trajeto sugerido, as linhas de ônibus disponíveis com os devidos horários, além do tempo de deslocamento

O folião que optar pelo transporte coletivo pode pesquisar o quadro de horários e o itinerário de cada linha no site da BHTrans.

Segundo a Prefeitura, a partir deste sábado (18), os ônibus devem ter um funcionamento especial com ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens, rotas, pontos de embarque e desembarque, para atender aos usuários durante o Carnaval.

É importante que os passageiros se planejem e verifiquem se a linha ou o ponto desejado sofrerá mudanças durante o evento. Algumas ruas da região Central e da àrea hospitalar de BH serão interditadas e mais de 260 pontos de ônibus serão desativados dentro das áreas reservadas para desfile dos blocos. De acordo com a PBH, cartazes serão afixados em cada ponto para informar as alterações e em que locais nas proximidades as linhas foram remanejadas.

O horário de funcionamento das estações do Mmove e do BHBUS (Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) também está disponível na internet.

(Divulgação / Transfácil)

(Divulgação / Transfácil)

Aplicativo BHBUS+
Outra opção para os usuários do transporte público da capital é fazer o download do aplicativo de mobilidade BHBUS+, da Transfácil, responsável pelo sistema de cobrança dos ônibus, que oferece uma maneira rápida e prática de planejar os deslocamentos pela cidade.

O app permite que o usuário recarregue o cartão BHBUS por diversas formas de pagamento, como boleto bancário, cartão
de crédito e Pix. Além disso, foi implementada uma nova funcionalidade, que permite o embarque "100% digital", por meio das passagens por QR Code. O usuário usa apenas o celular para passar pela catraca do ônibus, sem a necessidade do cartão físico.

O BHBUS+ também permite visualizar informações em tempo real das rotas e horários dos coletivos. O aplicativo fornece informações sobre os pontos de parada dos ônibus, incluindo em forma de mapas, facilitando a navegação pela capital.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por