
Depois de uma semana com dias gelados e sensação térmica abaixo de zero, Belo Horizonte terá dia de céu claro e altas temperaturas neste domingo (4). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital registrou mínima de 14,2°C. Ao longo da tarde, os termômetros podem chegar a 29°C. A cidade segue sob alerta para o tempo seco.
A meteorologia ainda prevê ventos fracos e poucas nuvens durante a tarde no céu de BH. A umidade do ar pode chegar a 20%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal deve estar entre 50 e 60%.
O Inmet alerta que o período seco provoca riscos à saúde, como: ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e no nariz. O momento de mais atenção é no período da tarde.
Ao longo da semana, o tempo segue estável com pequenas variações e sem previsão de chuva. Nesta segunda-feira (5) e terça (6), as temperaturas variam entre 14°C e 25°C na capital.
Já na quarta-feira (7), feriado em comemoração ao Dia da Independência, há previsão de queda nas temperaturas mínimas que devem girar em torno de 10°C. A máxima não passa dos 25°C.
Minas
Em Minas, neste domingo (4), os termômetros marcaram 8°C em Monte Verde, na região Sul. A máxima no Estado pode chegar a 34°C, em Campina Verde, no Triângulo Mineiro.
No Sul, Leste e Zona da Mata, o dia deve ser de céu parcialmente nublado. As demais regiões do Estado terão céu claro a parcialmente nublado, com baixos índices de umidade do ar.
Recomendações da Defesa Civil para o tempo seco:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).