
A última alça no viaduto Waldomiro Lobo, na região Norte de Belo Horizonte, foi liberada nesta quinta-feira (23). A nova estrutura recebeu o nome de Heliópolis e, segundo a Prefeitura de BH, vai garantir maior agilidade e fluidez ao tráfego no sentido bairro Guarani – Centro.
Inicialmente, as obras estavam previstas para terminar em agosto de 2024. Em julho daquele ano, a PBH prorrogou o prazo de execução de agosto de 2025.
Conforme a PBH, a liberação elimina antigos problemas de tráfego entre as avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado. "O objetivo é garantir maior segurança e reduzir os congestionamentos em um dos pontos mais movimentados da região Norte", informou a prefeitura.
Durante a liberação da alça, o prefeito Álvaro Damião (União) falou sobre a importância da obra para o trânsito da região. “Hoje é um dia muito importante para nós, para Belo Horizonte inteira, mas especialmente para a região Norte. Aqui a gente liga as regiões Norte-Pampulha, Norte-Nordeste. É a quarta e última alça liberada aqui na região”, afirmou.
O prefeito ainda assinou a ordem de serviço para início das obras de urbanização e paisagismo das áreas remanescentes das interseções da avenida Cristiano Machado com as avenidas Waldomiro Lobo e Saramenha. As intervenções contemplam:
- Implantação de sinalização horizontal e vertical nas áreas próximas aos viadutos
- Obras de urbanização e paisagismo, com criação de áreas verdes e de convivência
- Instalação de iluminação pública e sistema de irrigação
- Melhorias voltadas à mobilidade de pedestres e ciclistas
O investimento autorizado para esta etapa é de R$ 8,7 milhões, com prazo de 720 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço.
Paralelamente, seguem em andamento os serviços de contenção e alargamento de pista para a ciclovia no sentido aeroporto, além da execução de ciclovias e obras de acabamento no entorno do viaduto. No próximo ano, será iniciada a urbanização do baixio do viaduto, com a criação de áreas de lazer e espaços voltados à mobilidade ativa.
As intervenções integram um conjunto de obras de mobilidade realizadas para melhorar o trânsito na Cristiano Machado. O investimento total é de R$ 104,8 milhões, com recursos provenientes da Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Tesouro Municipal.
Veja as mudanças no trânsito
Foi liberado o acesso dos veículos vindos do viaduto a partir do bairro Guarani para a avenida Cristiano Machado, sentido Centro.
Já quem vem da Cristiano Machado (sentido Centro) para acessar a Waldomiro Lobo, conta com uma entrada à esquerda para acesso ao viaduto que dá opções para o bairro Guarani (sentido bairro - Aeroporto de Confins).
Placas foram implantadas para orientar os condutores sobre as novas opções de trajeto na região. Agentes da BHTrans irão monitorar o trânsito e esclarecer dúvidas dos motoristas e pedestres.
* Com informações da PBH