
Após iniciar o processo de utilização das câmeras destinadas ao fardamento dos policiais militares nesta segunda-feira (12), a corporação aguarda receber mais 400 equipamentos por meio de um convênio.
De acordo com a porta-voz da Polícia Militar (PMMG), Major Layla Brunnela, o convênio junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) já está em andamento para a compra de novos equipamentos. A data de chegada dos objetos, porém, ainda não foi informada.
O equipamento portátil será inserido na parte frontal do fardamento dos PMs. Ele fica ligado a todo momento, mas necessita que o militar acione a gravação. “A recomendação é que quando o policial entrar em uma ação, abordagem ou quando for demandado, ele deve acionar a gravação. Em caso de esquecimento, o militar pode sofrer punições cabíveis”, disse a Major.
Início da ação
O uso do equipamento teve início nessa segunda-feira (12). Ao todo, 1.040 câmeras foram destinadas para serem usadas no fardamento dos policiais militares e 500 militares passaram pelo treinamento, que foram os responsáveis para ensinar os demais militares. Expectativa é que equipamento ajude a transmitir imagens em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento.
O investimento é de 2,4 milhões no projeto, agrega as corporações de Minas inteira, e tem como objetivo trazer transparência ao trabalho do policial militar.