originária do Japão

Com floração de poucas semanas, cerejeiras vão colorir Grande BH só até fim de julho

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
25/06/2022 às 10:00.
Atualizado em 25/06/2022 às 12:13
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Admiradores da natureza, e especificamente de flores de cerejeira, têm até o fim de julho para contemplar a floração da espécie. Em 2022, a época das flores - que acontece no meio do ano aqui no Brasil - chegou um pouco mais tarde. O ciclo da floração da árvore tipicamente japonesa dura poucas semanas.

O convite para contemplar o desabrochar das flores desta espécie é feito por Haruji Miura, de 94 anos, descendente de pais japoneses. Desde que se aposentou, há 40 anos, Miura teve a ideia de plantar mudas de cerejeira em todo território brasileiro, como forma de agradecimento ao país que recebeu os imigrantes “com muito carinho”, na avaliação dele.

Miura trouxe sementes de cerejeira do Japão, fez mudas, plantou e pediu aos vizinhos, moradores do condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que plantassem também. 

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)


Desde então, todos os anos, neste período, época de floração das cerejeiras, Miura recebe milhares de turistas do Brasil e de todo o mundo para admirar a espécie.   

No último fim de semana, entre sexta e domingo, ele afirma ter recebido cerca de 200 pessoas no condomínio da Grande BH.

A ideia de Miura agora é fazer o inverso e plantar mudas de ipê amarelo e rosa no Japão. O objetivo é levar um pouco da beleza brasileira ao país asiático.

Dedicação

Depois que se aposentou, como funcionário de uma empresa do setor siderúrgico em Minas, Miura se dedica à produção das mudas de cerejeira.

“Como eu vi que nas matas brasileiras a maioria das plantas são verdes, eu resolvi plantar cerejeira do Japão, como uma forma de retribuir os brasileiros que receberam muito bem os imigrantes japoneses. Hoje, depois de 110 anos, somos 2 milhões de japoneses e descendentes aqui no Brasil", conta.

Há cerca de 40 anos ele envia mudas de cerejeira para todos os estados do país e afirma que a árvore está plantada em 70% do território nacional. Os 30% restantes são estados do Nordeste, já que é difícil fazer o transporte das mudas até lá. Na última semana, Miura enviou mudas para Cuiabá (MT), no Centro-Oeste do país.

O preço das mudas varia, podendo custar entre R$ 50 e R$ 1.500, dependendo do tamanho. Miura conta que em três anos as mudas começam a dar flor, mas é só a partir dos quatro ou cinco anos que elas começam o ciclo de floração.

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)


Sakura

A cerejeira é uma árvore símbolo do Japão, onde é conhecida como sakura. O ciclo de vida das flores dura apenas alguns dias, e a floração só acontece entre os meses de julho e agosto. Por ter esta característica efêmera, a árvore representa amor, felicidade, renovação e esperança.

Os interessados em contemplar a floração das cerejeiras devem se deslocar à estrada para o condomínio Morro do Chapéu, nº 99, no Vale do Sol, Nova Lima. A visitação é gratuita, mas o visitante precisa pedir na portaria para chamar Miura, que irá liberar a entrada e acompanhar o passeio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por