Com mais de 166 mil inscritos, cadastramento escolar supera expectativa para 2016

Hoje em Dia
30/07/2015 às 18:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:09

No próximo ano, 166.399 novos alunos deverão ingressar nas redes estadual e municipais de ensino de Minas Gerais. Os números do Cadastramento Escolar superaram a expectativa da Secretaria de Estado de Educação que era de 150 mil inscrições.

O cadastramento foi voltado para crianças de 6 anos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2016, para os estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e ainda adolescentes que desejavam retornar aos estudos no Ensino Fundamental na rede pública.

Com essa demanda por vagas apresentada no cadastro, o Governo do Estado e as prefeituras poderão dimensionar o atendimento e encaminhar os futuros alunos das redes públicas de ensino para escolas próximas às suas residências, conforme endereço da conta de luz informado no ato do cadastro.

O procedimento adotado de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Educação e secretarias municipais de educação também permite que o poder público faça uma análise do fluxo escolar, na capacidade física das escolas, com vistas à apresentação de proposta de expansão e/ou reorganização, buscando compatibilizar a demanda e oferta de vagas nas redes públicas de ensino.

Matrícula

O próximo passo para os futuros alunos das redes públicas de ensino que fizeram o Cadastramento Escolar 2016 é a matricula. Neste ano, ela será realizada no período de 14 a 18 de dezembro.

Aos participantes do Cadastramento Escolar são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências, de acordo com a disponibilidade de vagas, mas é a matrícula que vai confirmar essa vaga.

Em BH, a carta com as orientações de matrícula será enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da Capital e interior do Estado, o comunicado deve ser obtido com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação.

Pais ou responsáveis que perderam o prazo do Cadastramento Escolar e querem fazer a matrícula de seus filhos deverão procurar a regional administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte à qual pertencem, caso residam na capital.

Já aqueles que moram na região metropolitana ou no interior do Estado devem procurar as Comissões Municipais de Cadastro e Matrícula, nas Secretarias Municipais de Educação. Seja para matrículas em escolas das redes municipais, seja em escolas da rede estadual de ensino, os responsáveis devem procurar os locais citados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por