O sol está fazendo falta para muitos belo-horizontinos, mas as chuvas não estão dando trégua. Para esta segunda-feira (9), conforme a Defesa Civil Municipal, são esperadas mais precipitações que podem ser de intensidade moderada a forte.
A previsão do tempo indica para a capital mineira céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, com trovoadas isoladas e rajadas de vento.
Devido ao grande volume de chuvas previstas para os próximos dias, a Defesa Civil emitiu, no domingo (8), novo alerta de risco geológico, que chama atenção para os perigos de deslizamentos e desmoronamentos. O aviso é válido até a quinta-feira (12). Veja como se prevenir neste link.
Temperaturas amenas
As temperaturas também seguem amenas. A máxima esperada é de 25ºC e a mínima registrada em BH foi de 16ºC. Já a umidade relativa mínima do ar gira em torno de 70% à tarde. O índice é superior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Em caso de chuva, a Defesa Civil recomenda:
- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
- Atenção especial para áreas de encostas e morros
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos