Compras

Comércio de Belo Horizonte pode funcionar durante feriado de Tiradentes

Clara Mariz
@clara_mariz
19/04/2022 às 20:47.
Atualizado em 19/04/2022 às 20:53
 (Rovena Rosa/ Agência Brasil)

(Rovena Rosa/ Agência Brasil)

Lojistas de Belo Horizonte poderão convocar seus funcionários para trabalhar no feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21). Ao contrário do que foi estipulado na Sexta-feira Santa (15), o Sindicato dos Lojistas da capital (Sindilojas) anunciou, nesta terça-feira (19), que poderão funcionar no feriado as empresas que estiverem em dia com a taxa da Convenção Coletiva de Trabalho dos últimos dois anos.

Ao Hoje em Dia, o presidente do Sindilojas, Nadim Donato afirmou que "a grande maioria do comércio vai abrir" durante o feriado. Donato não soube dizer quantos lojistas deixaram pagaram a taxa durante a pandemia. E esclareceu que a fiscalização ficará a cargo do Ministério do Trabalho, que poderá aplicar multa de R$ 320 por empregado, se constatar  irregularidade na quitação do débito.

Por sua vez, a Câmara de Dirigentes e Lojistas de BH (CDL-BH) afirmou que o funcionamento do comércio foi autorizado como "compensação pelos dias 2 de janeiro e 27 de fevereiro", datas que caíram em domingos não trabalhados. "As empresas que convocarem seus funcionários deverão conceder uma folga compensatória no prazo de até 60 dias, após o respectivo mês do feriado trabalhado".

De acordo com o Sindilojas, a jornada de trabalho do comércio de rua será de oito horas. Já praças de alimentação e cinemas de shoppings vão  funcionar normalmente em BH. Padarias e supermercados também estão liberados para abrir durante o feriado.

Confira o horário de funcionamento das lojas em shoppings da capital:

  • Shopping Cidade, Shopping Norte e Anchieta Garden Shopping: das 10h às16h
  • Demais shoppings da capital: das 14h às 20h

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por