
Comerciantes em Belo Horizonte deverão trabalhar normalmente apenas no sábado de Carnaval em 2022, que será em 26 de fevereiro. A informação havia sido confirmada pelo Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH) no último dia 2. Nesta terça-feira (15), a Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL-BH) compartilhou orientações aos comerciantes a respeito desse período.
Após negociações entre a Prefeitura de Belo Horizonte, o Sindilojas-BH e Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SEC-BH), não foi aprovada a proposta de funcionamento do comércio na terça-feira de Carnaval e na quarta-feira de cinzas, que caem nos dias 1º e 2 de março.
Apesar disso, segundo orienta a CDL, há a possibilidade de o comércio funcionar nos dias de carnaval, mas a mão de obra dos empregados não poderá ser utilizada, conforme Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Com isso, veja como fica o funcionamento das atividades comerciais na capital durante o período:
- 26/02 – Sábado – Funcionamento normal
- 27/02 – Domingo – Não haverá expediente (compensação antecipada do feriado de 21 de abril)
- 28/02 – Segunda-feira – Não haverá expediente (Dia do Comerciário)
- 01/03 – Terça-feira – Não haverá expediente
- 02/03 – Quarta-feira – Não haverá expediente antes das 12h
Bancos e órgãos públicos
Conforme resolução 2.932 do Banco Central, a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval não são considerados dias úteis. Portanto, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá expediente ao público nas agências nessas datas. O trabalho será retomado na quarta-feira de Cinzas após às 12h.
Em decorrência da pandemia da Covid-19, a prefeitura de Belo Horizonte confirmou ainda que não haverá decretação de ponto facultativo na cidade, mantendo o funcionamento normal dos órgãos públicos durante o Carnaval.