
As ruas do hipercentro de Belo Horizonte e nas proximidades dos shoppings já registram, desde o início da semana, movimento intenso por causa das compras de Natal. E a situação tende a piorar nesta sexta e, principalmente, no fim de semana de horário extendido para o funcionamento das lojas.
Nesta sexta-feira (22), a Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH) informou ter solicitado, à Polícia Militar e à Guarda Municipal, reforço de efetivo para orientação dos fluxos de veículos no hipercentro e nos corredores de acesso aos centros comerciais.
O setor teme que congestionamento causado por alto fluxo de veículos atrapalhe as compras de fim de ano.
“As regiões comerciais já registram um grande volume de trânsito. A tendência é que os próximos dias sejam ainda mais intensos, já que a maior parte dos belo-horizontinos, 50,4%, irá às lojas na última hora”, pontua o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Ainda de acordo com o dirigente, quase 70% dos consumidores irão às lojas, shoppings, comércios de bairro e supermercados para realizar as compras. “O apoio das autoridades será fundamental para que a movimentação nos centros comerciais seja tranquila para lojistas e consumidores ”, finaliza o presidente da CDL/BH.
Ao Hoje em Dia, a Inspetoria de Trânsito da prefeitura informou ter adotado "um planejamento estratégico para intensificar a fiscalização nas proximidades dos centros comerciais, Terminal Rodoviário e praças com iluminação natalina".
E que a "medida foi implementada com o objetivo de promover uma maior fluidez no tráfego, ao mesmo tempo em que se busca fortalecer a segurança viária".
A PM informou que, "tão logo o Batalhão de Polícia de Trânsito recebeu a demanda foi expedido o Memorando o qual determina que todos os recursos policiais disponíveis e não empenhados realizem Operação Varredura nos centros comerciais da Capital, bem como registre a atividade no sistema online utilizado pela PMMG".
* Matéria atualizada às 18h02 com a posição da PMMG