Terra da Helibras

Comissão do Senado aprova título de ‘Capital Nacional da Produção de Helicópteros’ para Itajubá

20/06/2023 às 17:52.
Atualizado em 20/06/2023 às 18:24

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou, nesta terça-feira (20), o Projeto de Lei (PL) 2.653/2022, que confere a Itajubá, no Sul de Minas, o título de “Capital Nacional da Produção de Helicópteros”. A proposta, de autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), recebeu parecer favorável do relator, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Como foi aprovado em caráter terminativo na comissão, o texto segue direto para análise da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no plenário do Senado.

Segundo Viana, Itajubá́ é uma cidade pioneira na produção nacional de helicópteros, “contribuindo para o aprimoramento e eficiência da segurança pública em Minas Gerais e no Brasil, colocando o município num patamar tecnológico da aeronáutica que contribui para o progresso e desenvolvimento mineiro”.

O senador disse que anteriormente achava que os títulos honoríficos não "resolviam nada", mas com o tempo percebeu a importância para as cidades, na atração inclusive de turismo e investimentos. “Nesse caso de Itajubá, nós estamos fazendo justiça à produção de helicópteros que existe lá desde os anos 1970”.

Há mais de 40 anos foi inaugurada na cidade mineira a primeira e única fábrica de helicópteros da América Latina, a Helibras. A empresa produz aeronaves de uso civil e militar e, aos poucos, foi atendendo ao mercado, sobretudo os clientes nas áreas estatais, participando de programas estratégicos de ampliação da infraestrutura de aviação militar e das polícias civil e militar em praticamente todos os estados da federação.

(*) Com Agência Senado.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por