O tradicional concurso ‘Comida de Buteco’ chega a mais edição em Belo Horizonte a partir desta sexta-feira (8). Até 8 de maio, os mineiros poderão degustar petiscos de 90 estabelecimentos. Neste ano, a criação dos pratos é livre. O valor dos pratos será fixo: R$ 27.
Por meio do voto popular e de um júri, o objetivo do concurso é eleger o melhor buteco da capital mineira. Além de Belo Horizonte, butecos de 20 cidades participam do concurso.
Em junho, uma nova competição é realizada entre os 21 bares campeões para eleger o melhor do Brasil. Além do petisco, são avaliados o atendimento, higiene e temperatura das bebidas.
Em 2021 o buteco vencedor foi o Café Palhares, no Centro de BH, com o prato que leva bochecha de porco ao vinho, vatapá de banana da terra e beterraba. Nste ano, o local participa com um ‘jarret’ suíno acompanhado de farofa crocante.
Como funciona
Cada buteco cria um petisco para participar. O visitante só precisa fazer o pedido ao garçom e aproveitar.
Público e júri dão nota de 1 a 10 para os quatros quesitos. O peso é de 50%, cada. Ao final do concurso é eleito o melhor buteco de cada cidade e do país. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente.
A lista com os 90 butecos participantes e os petiscos criados pode ser conferida neste link.