Mais de 19 mil vagas foram abertas para atuar nas escolas estaduais de Minas. O edital de um concurso público foi divulgado nesta quarta-feira (31). Há cargos para professores, analistas educacionais e especialistas, analistas e técnicos em Educação. As inscrições começam em 31 de julho e vão até 29 de agosto.
Os salários variam de R$ 1,6 mil a R$ 5.8 mil - no caso do aprovado para analista direcionado para trabalhar como inspetor escolar. Os aprovados vão atuar em cidades das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), incluíndo Belo Horizonte.
O concurso será dividido em três etapas: prova objetiva de múltipla escolha, redação e avaliação de títulos. A prova objetiva vai contar com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-matemático, Legislação Educacional, Direitos Humanos e Conhecimentos Específicos.
Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.
A segunda etapa será de redação, com caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos. Já a terceira é a avaliação de títulos, de caráter classificatório, apenas para os cargos pertencentes às carreiras de nível superior.
O concurso é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O edital do concurso está disponível nos endereços eletrônicos da FGV, da Seplag-MG e da SEE-MG. Os candidatos devem acompanhar o cronograma no site da organizadora.
Desde 2019, o Governo de Minas informou ter realizado 15 mil nomeações de servidores aprovados em concurso público da Educação. Está previsto o chamamento de aproximadamente 4 mil candidatos excedentes.
Leia mais: