Cinco prisões

Condenados por crimes sexuais contra crianças na Grande BH são presos; eram conhecidos das vítimas

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
17/05/2023 às 16:25.
Atualizado em 17/05/2023 às 16:34
 (Tânia Rêgo/ Arquivo/ Agência Brasil)

(Tânia Rêgo/ Arquivo/ Agência Brasil)

Cinco homens condenados por crimes sexuais contra jovens em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, foram presos, nesta quarta-feira (17), durante operação policial. Outros três condenados continuam sendo procurados pela Polícia Civil.

Todos os detidos já haviam sido condenados pela Justiça por crimes sexuais e contra a dignidade sexual de vulneráveis. Eles têm idades entre 40 e 72 anos. O comportamento alterado das crianças alertou as famílias.

Na região do Barreiro, nos bairros Cabana, Mineirão e Santa Rita, foram realizadas três prisões. Conforme explica a delegada Thalita Caldeira, da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em todos os casos os suspeitos eram do convívio familiar das vítimas.

“Em um dos crimes, nos chamou a atenção a devastadora consequência desse tipo de violência, uma vez que a vítima, uma menina de 9 anos, desenvolveu hábito de automutilação, o que pode ser comum quando não há uma forma de exteriorizar os abusos sofridos”, revelou a delegada.

Modo de agir

Em uma das investigações ficou constatado que um homem, de 43 anos, ex-cunhado da vítima, uma adolescente de 13 anos, se aproximou da jovem por meio de mensagens de celular e obteve fotos nuas da garota. Em outro momento, ele se encontrou presencialmente com a vítima, momento em que ocorreram os abusos.

As investigações também revelaram que outro suspeito, um homem de 40 anos, tentou fugir da abordagem policial quando estava no trabalho, mas foi contido nas imediações da empresa. Segundo apurado, ele ameaçava a vítima, de 15 anos, a ter relações sexuais com ela sob a falsa ameaça de que teria contatos com criminosos e que a família da adolescente poderia sofrer consequências caso os abusos fossem denunciados. O caso foi mantido em sigilo por certo tempo até a descoberta pelos familiares.

A quarta prisão ocorreu no bairro Vila Nossa Senhora de Fátima, região Sul da capital. No local a PC cumpriu mandado de condenação contra um homem de 47 anos que abusou da enteada, de 7. A mãe suspeitou do comportamento estranho da menor e, ao questioná-la, a vítima relatou os abusos sexuais.

O quinto preso na operação, de 58 anos, foi preso na região Noroeste de Belo Horizonte. Conforme o delegado Diego Lopes, também da Depca, ele residia no mesmo lote em que a vítima, uma criança de 5 anos. Em uma das ocasiões, uma vizinha presenciou diretamente os abusos e contou à mãe da vítima. 

Ambiente doméstico

De acordo com o Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), cerca de 80% dos suspeitos de violência sexual contra menores são do ambiente familiar ou do convívio social das vítimas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por