Patrimônio Cultural

Conjunto Moderno da Pampulha celebra 80 anos nesta terça; confira programação especial

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
16/05/2023 às 08:53.
Atualizado em 16/05/2023 às 10:04
 (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

(Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco e marco de Belo Horizonte, o Conjunto Moderno da Pampulha comemora 80 anos nesta terça-feira (16). Para celebrar o aniversário do ponto turístico e arquitetônico da capital mineira, uma programação intensa foi montada e conta com exposições, palestras e apresentações artísticas.

O marco principal da abertura da programação comemorativa acontece nesta tarde, às 17h, com a inauguração da Exposição "Lugar imaginado, lugar vivido: 80 anos da Casa do Baile", na Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design. A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik e Marina Frúgoli, percorre os 80 anos desse espaço ícone da cidade.

Os eventos ocorrem ao longo de todo o ano, como forma de homenagem ao Conjunto Moderno da Pampulha, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) e que recebe marcas notáveis do paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994), do artista plástico Cândido Portinari (1903-1962), do escultor Alfredo Ceschiatti (1918-1989) e de Paulo Werneck (1903-1962). 

A programação está estruturada nos seguintes eixos: Exposições e Mostras, Programação Artística, Reflexão e formação, Educação Patrimonial e Promoção.

A agenda conta com atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações. Confira a programação completa aqui. 

Conjunto 

O Conjunto Moderno da Pampulha inclui os edifícios e jardins do Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), da Casa do Baile (atual Centro de Referência da Arquitetura, Urbanismo e Design de Belo Horizonte), do Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha) e do Iate Tênis Clube (antigo Iate Golfe Club), construídos quase simultaneamente entre 1942 e 1943, além do espelho d´água e da orla da Lagoa. 

O reconhecimento do valor universal excepcional do Conjunto Moderno culminou na inscrição dele na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, em julho de 2016, como Paisagem Cultural.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por