Exposição Big Heart Parade

Corações 'pulsam' na Praça da Liberdade em defesa da Mata Atlântica

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
03/05/2023 às 11:08.
Atualizado em 03/05/2023 às 12:11
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

Belo-horizontinos que caminham pela Praça da Liberdade neste mês de maio podem apreciar mais de 30 esculturas em formato de coração espalhadas pelo local. As peças são inspiradas em espécies típicas da Mata Atlântica, criadas por artistas engajados com a defesa do bioma. 

As obras fazem parte da exposição Big Heart Parade - Edição Mata Atlântica - que desembarca em BH pela primeira vez. A mostra tenta sensibilizar a população, através da arte, sobre a importância de se preservar um dos principais biomas do planeta.

Na manhã desta quarta-feira (3), pedestres que passavam pelo local ficaram encantados com a beleza das peças. É o caso da aposentada Célia Bitencourt, de 70 anos, que comemorou a iniciativa em defesa da Mata Atlântica. 

"É muito importante essa preocupação de preservar o que ainda existe da Mata Atlântica. Infelizmente, a degradação e a ocupação desordenada estão tomando conta. É muito bom ser o aumento da conscientização, é uma esperança que a mão que destrói está começando a reconstruir", afirma. 

A exposição é realizada pela Toptrends, empresa especializada em marketing cultural, com a curadoria de Thiago Cóstackz, artista plástico multimídia e documentarista. Ao todo, 31 esculturas no formato de coração, inspiradas em espécies típicas da região, criadas por artistas engajados com a causa ambiental foram espalhadas pela Praça da Liberdade. A renomada artista plástica mineira Yara Tupynambá assina uma das obras.

As esculturas poderão ser conferidas, gratuitamente, entre os dias 3 e 31 de maio, na Praça da Liberdade.

Mata Atlântica

De acordo com último boletim do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica, Minas Gerais foi responsável pelo maior desmatamento da Mata Atlântica em 2022. 

“Reduzimos a Mata Atlântica a cerca de 9% do que um dia foi essa enorme floresta. Grande parte das perdas recentes ocorreu no estado de Minas Gerais. Todo trabalho de educação ambiental é bem-vindo, sobretudo nesse momento de crise climática global, por isso será valioso a mostra acontecer em Belo Horizonte, uma das grandes capitais brasileiras cercada pela Mata Atlântica, o bioma onde vive a maior parte da população brasileira”, conclui Thiago Cóstackz.

A Mata Atlântica concentra uma das maiores biodiversidades do planeta. O bioma está presente em cerca de 15% do Brasil e é a moradia de 72% dos brasileiros, segundo a organização da mostra.

Serviço

Exposição Big Heart Parade – Edição Mata Atlântica
Obras: 31 esculturas no formato de Coração
Data: De 3 a 31 de Maio
Local: Praça da Liberdade – Alameda Central (Savassi – BH)
Entrada: Gratuita
Perfil no Instagram @bigheartparade

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por