A conscientização para barrar a paralisia infantil - doença contagiosa aguda capaz de deixar sequelas graves -, reforçando a importância da vacinação, ganhou um reforço neste domingo (26) em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A cidade da Grande BH recebeu a "Corrida Contra a Pólio".
O evento, em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite - celebrado em 24 de outubro -, foi organizado pelo hipermercado Mart Minas e Rotary Club Vetor Norte, além de contar com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Vespasiano.
Mais de 500 pessoas participaram, além de 150 idosos do Núcleo da Terceira Idade, destacando a promoção de hábitos saudáveis.
O secretário de Desenvolvimento Social de Vespasiano, Luciano Costa, esteve à frente da mobilização. Ele destacou a importância da ação, que envolveu diversas equipes da secretaria, além de reforçar o compromisso da cidade com a saúde e o bem-estar da população.
"A corrida não só promove a saúde e a conscientização sobre a poliomielite, mas também é um momento de união e celebração da nossa cidade. A participação de nossos idosos, que representam uma parte importante da nossa comunidade, demonstra que a saúde não tem idade e que todos podemos nos engajar por um bem comum", afirmou Luciano Costa.
Poliomielite (paralisia infantil)
Doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias.
VEJA FOTOS DA CORRIDA
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)