granizo

Cresce número de cidades em situação de emergência atingidas por fortes chuvas; Cedec emite alerta

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/11/2022 às 16:29.
Atualizado em 09/11/2022 às 16:30
Na cidade de Piraúba, na Zona da Mata, um homem morreu após um muro cair sobre ele durante as chuvas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Na cidade de Piraúba, na Zona da Mata, um homem morreu após um muro cair sobre ele durante as chuvas (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Com as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, subiu para 27 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas.

Segundo o boletim da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) desta quarta-feira (9), 1.804 pessoas foram para a casa de amigos ou parentes e outras 488 foram levadas para abrigos.

O órgão alertou que o período chuvoso neste ano está atípico e que é preciso reforçar as medidas de proteção.

“Em outros anos, tínhamos municípios afetados por chuvas de granizo em pequeno número, quatro, cinco ou seis, no máximo. Hoje, podemos dizer que já são mais de 40 municípios afetados pelo granizo”, informou o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa. 

Nessa terça-feira (9) foi confirmada a primeira morte do período no estado, em Piraúba, na Zona da Mata, de um cadeirante que foi atingido por um muro. Além dela, outras cidades também foram fortemente atingidas por chuva de granizo. 

“Temos equipes em Santos Dumont (...) na Zona da Mata; em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas, especificamente em Campos Gerais - que foi uma região que sofreu muito com a chuva de granizo de ontem”, detalha Sandro Corrêa, a respeito da mobilização das últimas 24 horas. 

Em Uberaba, telhados foram danificados pelo granizo e carros foram atingidos por árvores. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque do Mirante chegou a ser interditada por causa dos danos. Pacientes internados foram removidos e pessoas que aguardavam atendimento foram direcionadas a outras unidades. 

A Cedec informou que presta apoio humanitário aos atingidos. "Estamos, neste momento, fazendo o carregamento de caminhões para levar lona, cestas básicas, kits de higiene, kits de limpeza, kits dormitório para apoio aos necessitados de acordo com a demanda dos municípios”, afirma o tenente-coronel.

Outra ocorrência registrada na capital, na segunda-feira (7),segue em apuração. “Ocorreu o óbito de um adolescente em Belo Horizonte, mas ainda não vinculamos ao período chuvoso, tendo em vista que estamos aguardando o laudo pericial”, diz o coordenador.

E a previsão é de mais chuva nesta semana, alertou em vídeo o coordenador. “Teremos chuvas semelhantes, severas, com granizo”, diz o tenente-coronel Sandro Corrêa. 

O militar também orienta para que as pessoas não se coloquem em risco e busquem locais seguros durante as chuvas. “Pedimos às pessoas que se abriguem, que não se aventurem em tempestades de raios, em chuvas fortes, em chuvas de granizo”, destacou o militar. 

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por