Belo Horizonte observa um crescimento de casos de Covid-19 entre pessoas que viajaram recentemente. A informação foi dada pelo secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, durante coletiva na tarde desta sexta-feira (18).
A preocupação já tinha sido manifestada pelo Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). “Tememos que as notificações subam na capital mineira, que hoje está com o número de doentes controlado. Mas se os casos crescerem, tem sempre a possibilidade de fechar novamente o comércio, e mais um fechamento o comércio não aguenta”, destacou o presidente da entidade, Nadim Donato.
Segundo o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estevão Urbano, casos de viajantes estão chegando, inclusive, às UTIs. “Eu estou tratando pessoas que viajaram, se contaminaram e, sem doenças preexistentes, estão graves”, disse o médico, que também integra o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da capital.

O secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado
Para o secretário Jackson Machado, essas pessoas não estariam observando as medidas preventivas. “Elas são válidas em qualquer lugar”.
Ainda de acordo com Machado, se as notificações do novo coronavírus aumentarem, como um todo, não se descarta um novo fechamento na cidade. “Caso o índice piore, pode haver um retrocesso à fase anterior ou até mesmo só permitir o serviço essencial”.