Criança de 8 anos denuncia abusos sexuais e suspeito é preso no interior de Minas
Denúncia chegou à polícia durante palestra educativa do Maio Laranja, campanha que incentiva prevenção e combate ao abuso sexual infantil

Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Civil suspeito de praticar diversos crimes contra uma criança de 8 anos em Cantagalo, no Vale do Rio Doce. Exames confirmaram os abusos.
A denúncia chegou à polícia durante uma palestra educativa do Maio Laranja, campanha que incentiva a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil. Durante a atividade, a vítima, visivelmente abalada, procurou o apoio das conselheiras tutelares e relatou episódios de agressões físicas, ameaças e abusos sexuais sofridos no ambiente familiar.
Diante da gravidade da situação, o Conselho Tutelar acionou imediatamente a Polícia Civil. A equipe em Peçanha, responsável pelo caso, providenciou imediatamente o acolhimento da vítima em local seguro, realizou a escuta especializada e encaminhou a menor para exames periciais, que confirmaram os abusos.
A partir dos levantamentos, foram obtidos elementos suficientes para fundamentar a representação pela prisão temporária do homem, que foi deferida pelo Poder Judiciário. A medida foi cumprida no mesmo dia, e o investigado encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
O suspeito já cumpria pena em regime domiciliar e, com a prática do novo delito, foi determinada também a regressão do regime de cumprimento de pena, medida que foi efetivada no mesmo ato da prisão. O delegado responsável pela investigação, Marceleandro Clementino da Silva, destacou a importância da atuação integrada.
“Esse caso demonstra o papel decisivo da conscientização e da escuta qualificada. A pronta atuação do Conselho Tutelar e da Polícia Civil possibilitou uma resposta rápida e eficaz, protegendo a vítima e impedindo a continuidade dos abusos. Seguiremos firmes no combate a toda forma de violência contra crianças e adolescentes”, disse.
As investigações prosseguem com o objetivo de elucidar todos os fatos e assegurar a plena aplicação da Justiça.