Bairro Minaslândia

Crianças atendidas em creche ficam sem aula após furto de cabos de energia em BH

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
20/06/2022 às 10:59.
Atualizado em 20/06/2022 às 12:13
Além dos cabos de energia, suspeitos fugiram levando televisores da creche (Lucas Prates/Hoje em Dia)

Além dos cabos de energia, suspeitos fugiram levando televisores da creche (Lucas Prates/Hoje em Dia)

Alunos da creche Abelhinha Dourada ficaram sem aula nesta segunda-feira (20), após furtos de cabos de energia na unidade de educação infantil do bairro Minaslândia, região Norte de Belo Horizonte.

Segundo a administração da escola, ladrões furtaram a fiação na parte externa do prédio. Um eletricista foi contratado para realizar a substituição do material subtraído, mas não há previsão de quando a energia será restabelecida.

De acordo com a coordenadora pedagógica da creche Francis Jane, de 44 anos, o local foi arrombado durante a madrugada. Ela conta que, além dos fios, os criminosos ainda levaram televisores, torneiras e reviraram salas e até a caixa d'água do local. 

“É um prejuízo enorme. Tivemos que dispensar as crianças porque não tínhamos condições sanitárias de atender elas hoje”, disse. 

A coordenadora conta que nos últimos quatro anos a unidade foi invadida por, pelo menos, oito vezes. "É recorrente. A Polícia Militar dá o suporte, fazem o boletim de ocorrência junto com a Guarda Municipal. Mas os objetos furtados a gente tem que repor no dia a dia", lamenta. 

Francis afirma que a creche possui monitoramento por câmeras, mas cobra maior patrulhamento das forças de segurança. "Nós temos o nosso sistema, mas a gente percebe que precisamos de um suporte maior. Até menos um patrulhamento mais recorrente aqui no bairro", afirma. 

A instituição ainda calcula o prejuízo gerado pela invasão. Não há previsão de quando as aulas serão retomadas. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclarece a creche é conveniada da Prefeitura de Belo Horizonte e que "o município já está em contato com a unidade para repassar as devidas orientações e realizar a reposição de material escolar, caso necessário."

De acordo com a Polícia Militar, a corporação foi acionada pela empresa de segurança e, com base nas informações, iniciou o rastreamento dos bandidos, mas até a manhã desta segunda-feira, ninguém havia sido preso.

(*) Com informações de Lucas Prates

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por