Faltam doses na RMBH

Crianças de 3 a 5 anos esperam para tomar vacina contra Covid-19

Vanda Sampaio
vsampaio@hojeemdia.com
18/07/2022 às 21:24.
Atualizado em 19/07/2022 às 10:01
 (Breno Esaki/Agência Saúde DF)

(Breno Esaki/Agência Saúde DF)

Belo Horizonte, Contagem e Betim estão na lista de municípios que ainda não têm previsão de quando poderão começar a imunizar crianças de 3 a 5 anos contra Covid-19.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, apenas 74.270 doses da Coronavac estão disponíveis na Central Estadual da Rede de Frio. O número, segundo a pasta, cobre apenas 13% das crianças entre 3 e 4 anos, que receberiam a primeira dose.

Vale lembrar que o público de 5 anos pode ser imunizado com a Pfizer Pediátrica e já foi convocado anteriormente.  

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte, informou que, para convocar  desse público que deve receber a CoronaVac, é necessário o recebimento de remessas das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, que são distribuídas aos Estados e, depois, repassadas aos municípios. 

Alice Corvel / Prefeitura de Betim / Divulgação

Alice Corvel / Prefeitura de Betim / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de BH reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a continuidade do processo, tão logo as doses sejam entregues. As prefeituras de Betim e de Contagem informaram que não há previsão do início da vacinação infantil com a Coronavac.

Na sexta-feira (15), o Ministério da Saúde recomendou que os estoques de Coronavac nos estados sejam usados para essa faixa etária.

Entretanto a Secretaria de Estado de Saúde informou que aguarda o envio das recomendações para administração da Coronavac para começar a imunização. 

Além da recomendação da aplicação da Coronavac, o Ministério da Saúde informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”. 

Seis capitais no país já começaram a vacinar crianças de 3 a 5 anos: São Luis (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Boa Vista (RR). A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a dar início à vacinação de parte deste grupo na sexta-feira (15).

Anvisa libera Coronavac para crianças de 3 a 5 anos

No dia 13 de julho, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso emergencial da vacina Coronavac contra a Covid-19 em  crianças de 3 a 5 anos. 

Até então, o imunizante era autorizado apenas para crianças a partir de 6 anos. A recomendação da Área Técnica da Anvisa para a faixa etária é de um esquema vacinal de duas doses, com intervalo de 28 dias, e mesma dose usada para adultos. 

Leia Mais

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por