O Carnaval de Visconde do Rio Branco, município que fica na região da Zona da Mata mineira, foi adiado devido a crise hídrica. Conforme a prefeitura, nova data será remarcada para o evento. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (3) e foi tomada após reunião do Executivo com os blocos, escolas de samba e assossiações da cidade.
Por meio de nota, a prefeitura informou que folia pode ser realizada em abril, quando há previsão de aumento de volume de água na cidade. "A prefeitura fez todos os esforços possíveis, e trabalhou até o último momento, no sentido de garantir que a festa ocorresse na cidade, dada a manifestação cultural gratuita oferecida à população", publicou no site oficial.
"Além da importância econômica que tem para os rio-branquenses, com a geração de empregos diretos e indiretos, além do movimento de bares, restaurantes, hotéis, entre outros, que giram mais de R$ 500 mil na cidade durante o período, beneficiando o comércio local", prosseguiu o comunicado.
Crise
Segundo a Prefeitura de Visconde do Rio Branco, a média de precipitação em janeiro na cidade é de mais de 200mm. Contudo, choveu somente 82mm neste primeiro mês de 2015. Para amenizar a situação, o Executivo informou que está ampliando a calha da barragem do córrego Santa Maria. "A capacidade do reservatório será ampliada de 4.000 m³ para 12.000 m³, o que corresponde a 120 milhões de litros de água". A prefeitura declarou que está bancando a obra e será ressarcida pela Copasa.