maioria feminina

De cada 10 candidatos que vão fazer provas do Enem no domingo, seis são mulheres

Raíssa Oliveira
raoliveira@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/11/2022 às 07:00.
 (Valéria Marques / Hoje em Dia)

(Valéria Marques / Hoje em Dia)

A menos de cinco dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, mais de 295 mil candidatos se preparam para fazer a versão teste em papel da prova e 5.683, a digital, em Minas. Desse total, mais de 185 mil são mulheres, o que representa mais de 62% dos inscritos no Estado. 

Em relação à faixa etária, a maior parte dos que farão a prova impressa é formada por pessoas de 18 anos (27,7%). Em seguida, estão os participantes entre 21 e 30 anos (22,6%), que, no caso do Enem Digital, correspondem à maioria (38%).

Em todo o Brasil, mais de 2 milhões de mulheres irão fazer o Enem nos dias 13 e 20 de novembro. O número equivale a 61,3%, sendo que a quantidade de mulheres supera em mais de 700 mil em relação aos homens. A realidade no país também se reflete nas salas de aula. 

No Colégio M2, na região Noroeste de Belo Horizonte, 57% da turma do terceiro ano do Ensino Médio é representada por mulheres, entre 17 e 18 anos. Larissa Cólen de Abreu, de 17, conta que, ao longo de sua trajetória estudantil, sempre encontrou salas "dominadas" pelas mulheres. 

"Sempre notei que eram mais mulheres, geralmente, em torno de dois terços da turma são de meninas. Mas [em relação ao Enem] acredito que sermos a maioria é justamente pela maior quantidade de meninas no país. Aqui na sala, tanto menina quanto menino, eu vejo todos se dedicando, os meninos se dedicam 100% aqui", opina. 

Opinião parecida tem Adele Machado, de 17 anos, que afirma estar preocupada com a prova. "Estamos todos ansiosos. Achei que a gente ia estar mais desesperado, mas estamos tentando ignorar o fato de que o Enem está chegando. Apesar de sermos maioria, todo mundo se preparou. Eu, como meu curso não tem uma nota muito alta de corte, eu estou mais tranquila", conta. 

Descanso pré-Enem 

Para os dias que antecedem a prova, especialistas sugerem que os candidatos organizem um cronograma de estudos e que façam provas anteriores.

Além disso, os estudantes devem separar um tempo de descanso para chegar preparado no dia da prova, que é estilo maratona. A recomendação tem sido seguida por Adele. 

"Os dias vão ser puxados e eu estou aproveitando os dois. Ao mesmo tempo em que estou descansando, também estou revisando as matérias, mas sem me cobrar muito. Fiz o teste ano passado e foi muito bom, porque eu achava que era um bicho de sete cabeças, mas o Enem não é horrível. Fiquei tranquila que muitas questões são interpretação de texto", avalia. 

O Enem começa a ser aplicado em todo o Brasil já no próximo domingo (13). No primeiro dia, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

De acordo com o Inep, são 45 questões em cada área do conhecimento. No caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

Veja os horários de aplicação:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por