Decoração sustentável cria ambientes 100% personalizados

Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia
25/08/2014 às 08:26.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:55
 (Lucas prates)

(Lucas prates)

Um móvel antiguinho, materiais que perderam a serventia, boa dose de disposição e voilà: mobília e decoração repaginadas. Que todo mundo quer ter uma casa bem arrumada não é segredo para ninguém; fato é que nem sempre é possível investir demais para ter o canto dos sonhos. Nesse caso, a saída são as opções caseiras e a customização de peças que deixam os ambientes 100% com a cara do dono.

Caixa de leite que vira luminária, escorredor de massas transformado em lustre e até caixote de madeira no lugar da mesinha de centro. Não há limite para criar, mas, atenção: quanto maior for o repertório do aspirante a decorador, maiores as chances de acertar na reforma.

“O resultado deve ser um ambiente com referências do design e não do artesanato. Para isso, quanto mais conhecimento sobre decoração, maiores as chances de sucesso nas criações”, ensina o arquiteto Gustavo Calazans, adepto das decorações sustentáveis.

Aliados não faltam. A designer gráfico pernambucana Patrícia Melo que o diga. De tão aficionada pela arte de criar e reconstruir decidiu expandir os experimentos que faz em casa, com o marido, também designer, e transformá-los em domínio público. Criou o blog Remobília (clique aqui) e, há quatro anos, vem dividindo com os internautas as receitas que desenvolve em casa.

“O grande segredo é misturar informações, mesclar peças elegantes com outras mais simples, menos elaboradas”, detalha, fazendo referência ao conceito hi-lo, abreviatura da expressão high and low (alto e baixo, em português), que, na moda, indica o mix de peças sofisticadas e de grife a outras mais básicas.

MÃOS À OBRA

Gostou da ideia? Então aposte nos pallets, aqueles caixotes com estrados de madeira muito usados no transporte de frutas e legumes em feiras. Por serem versáteis, permitem ser transformados com facilidade.

De mesa de centro e painel para TV à cabeceira de cama. “Eles têm baixo custo, são fáceis de manusear e extremamente adaptáveis”, diz a designer de interiores Simone Sechetto.

Experimente-os para dar um toque criativo à sala de visitas. Novos ou usados, tanto faz, o que muda é o preço – de R$ 5 a R$ 25 – e a disposição para transformá-los. Comece lixando, passe tinta branca, outra demão da cor escolhida e por fim apoie um vidro sobre os estrados do topo. Se não quiser deixar o pallet diretamente no chão, afixe rodízios (aquelas rodinhas compradas em lojas de utilidades).

Passo a passo:

Créditos: Patrícia Melo/ Divulgação

 

A Mostra Morar por Menos, em BH, vai até 5 de outubro. Ideia é propor soluções sofisticadas e modernas, que sejam acessíveis a todos. Mais informações podem ser conferidas no site do evento (clique aqui).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por