
As primeiras horas da manhã em Belo Horizonte prometem ser geladas nos próximos dias. Por conta da atuação da massa de ar polar, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C neste período na capital mineira. A previsão segue ao menos até sábado (21), conforme alerta emitido pela Defesa Civil nesta terça-feira (17).
Com a queda brusca nos termômetros, BH deve registrar a temperatura mais baixa do ano nesta semana. Na quinta-feira (19), a previsão indica mínima de 5°C.
Até lá, a cidade terá máxima variando entre 19°C e 24°C, e mínima entre 8°C e 14°C. Já a umidade relativa do ar pode chegar aos 20% na quarta-feira (18), bem abaixo do ideal avaliado pela Organização Mundial da Saúde, entre 40% e 70%.
Com o comunicado de baixa temperatura, a Defesa Civil recomenda que os belo-horizontinos evitem banhos com água quente e realizem atividades físicas agasalhados.
Veja todas as recomendações abaixo:
- Hidrate-se;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Realize atividades físicas utilizando agasalho;
- Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
- Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.
Chuva
Para esta terça-feira, há previsão de chuva e trovoadas isoladas pela manhã e à tarde. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 100%.
Alertas
Em Belo Horizonte, é possível receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência e o serviço não tem custo.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.