As chuvas torrenciais que atingem Belo Horizonte e região metropolitana nos últimos dias ligam o alerta para uma série de orientações e ações preventivas que devem ser mantidas pela população para evitar situações de risco. De acordo com a Defesa Civil a previsão é de precipitações de até 200 mm até esta quinta-feira (22).
"Os eventos severos nesta época do ano são constantes e afetam o Estado como um todo. Essa previsão de mais de 200 mm acende um alerta para que nós possamos informar a população sobre medidas de autoproteção. A Defesa Civil só é eficiente se a população é informada e é imprescindível que o povo acredite nos alertas", alerta o coordenador Estadual de Defesa Civil, coronel Osvaldo de Souza Marques.
Segundo o coronel, somente neste ano foram mais de 650 milhões de mensagens de SMS emitidas com alertas meteorológicos. O coordenador apela para que as pessoas acreditem nos alertas emitidos pelos órgãos de defesa.
"Não negocie com a sorte. Percebeu o rio subindo ou uma trinca diferente, vá para casa de um parente, de um amigo, um abrigo da prefeitura, mas vá para um local seguro. A crença do nosso povo mineiro nos alertas é primordial para que consigamos evitar óbitos neste período", pede.
Para se cadastrar e receber os alertas basta enviar uma mensagem de texto (SMS), informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199.
Veja cuidados que devem ser mantidos durante o período chuvoso:
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193)
Sinais de deslizamentos que podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperradas.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estofados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.