A Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu 22 chamados em menos de 24 horas em razão do volume de chuva registrado entre essa quarta (4) e esta quinta-feira (5). A maior parte dos atendimentos foram para vistorias em imóveis particulares. Oito das nove regionais de BH registraram o dobro do volume de chuva previsto para todo o mês de maio em apenas 13 horas.
Nesse período, foram registrados sete chamados de trincas ou infiltrações, três de risco de danificação ou destruição de habitações e dois de risco de desabamento de moradia.
O órgão também atendeu chamados de desabamento parcial de moradia, desabamento parcial de muro de arrimo, deslizamentos, risco ou ameaça de escorregamentos e erosão de causa humana.
As regiões com maior número de chamados foram Noroeste (4), Pampulha (4), Norte (3), Noroeste (3) e Centro Sul (3).
Na manhã desta quinta, o órgão emitiu um alerta para risco geológico na capital até o próximo domingo (8). Segundo a Defesa Civil, a previsão é de significativo volume das chuvas previstas para as próximas 36 horas, entre 20 e 30 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Todas as nove regiões da capital correm risco de deslizamentos.
Para registrar um chamado na Defesa Civil de BH o telefone é o 199.